Disciplina - Arte

Denise Roman

Foto da artista Denise RomanNatural de Curitiba, formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1984 e realiza cursos de especialização em técnicas de gravuras com vários artistas desde 1979. Orientadora da Oficina de Litografia do Liceu de Artes e Ofícios, projeto da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Criança e Projeto Piá, de 1995 a 1996.

Atualmente é orientadora de Litografia e Gravura em Metal no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Suas obras se caracterizam pela delicadeza de seus traços e pelo requinte de detalhes.

Seus trabalhos foram vistos em exposições nacionais e internacionais, coletivas, mostras oficiais e individuais no Brasil e em países como Suíça, Japão, Estados Unidos, Espanha e França.

Suas obras retratam uma realidade narrativa observada em instantes mágicos comparados a epifanias de contexto gráfico, nos quais a gravadora recria na atmosfera própria da gravura todo um simbolismo proveniente da imaginação. Seus tipos característicos, seus personagens – num primeiro momento – parecem para os observadores figuras saídas dos contos de fadas. Entretanto, no lirismo cativante de sua linguagem estético-artística, Denise Roman trabalha com elementos tipicamente locais.

Explicando melhor o termo “local”, ele é empregado para designar uma mitologia individual criada pela artista que vê poesia em qualquer lugar e logo passa a trabalhar e compor personagens fantásticos para nos mostrar o que pode estar ali escondido.

A artista também elaborou diversas cenografias teatrais. Outra de suas atividades é o desenho em grandes dimensões com que decorou vários espaços na cidade. Voltando à gravura e em contraste com as grandes obras, outra de suas características é a paixão da artista para a miniaturização.


Estas informações foram extraídas dos sites  http://cwbgaleria.comwww.bemparana.com.br, e adaptadas, em 17 de junho de 2013. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: