Disciplina - Arte

Miran

Foto do cartunista e designer Miran
Oswaldo Miranda, mais conhecido como Miran, é natural de Paranaguá-PR. Designer, diretor de arte, cartunista e editor da revista Gráfica, seus trabalhos são marcados pela sofisticação e reconhecidos pela versatilidade em suas composições, ora excêntricas ora de humor sutil baseado no cotidiano comum.

Artista internacional, pode-se dizer hoje que Oswaldo Miranda é um dos nomes internacionais da arte brasileira, em termos de comunicação visual, grafismo e designer. Se no Brasil, nos meios publicitários e de comunicação, há muito que já passou a ser reconhecido em seu talento e criatividade, internacionalmente tem um currículo alcançado por pouquíssimo profissionais. Editado nas mais conceituadas publicações de artes gráficas, como Graphis, Graphis Posters, Gebrauchsgraphik, Modern Publicity, Letter heads anual, 1/2/6/7/8 Illustrators, 20/23 Creativity , artigos especiais no UL & C (dezembro/80), Graphis 210 (janeiro 81), Mirandinha tem um portfolio que ocupa vários volumes. Com mais de 300 prêmios obtidos no Brasil, incluindo 23 medalhas de ouro e 20 de prata pelo Clube de Criação de São Paulo, e o reconhecimento internacional de seu trabalho, não foi sem razão que conseguiu estabelecer contatos com os maiores nomes das artes gráficas. Explica: "Sempre fui tímido e tive dificuldades de me relacionar ao vivo. Entretanto sou um bom correspondente. Pouco a pouco fui enviando meus trabalhos gráficos para os nomes que mais admirava nos Estados Unidos e Europa. As respostas vieram, e com ajuda de um amigo que conhece inglês profundamente mantive a correspondência e, pouco a pouco os laços se solidificaram".

Miran passou a ser aceito em fechados clubes de criadores gráficos - como Type Club e Society of Publication Designers - e estimulado por Eloy Zanetti, então na Umuarama (hoje produtor cultural independente), começou a expor na Acaiaca, por três anos, uma síntese dos melhores trabalhos que recebia de mestres como Milton Glasser, Saul Bass, Herber Lubalin e outros mestres. Em sua modéstia, explica: "Eram exposições restritas. Achei, então, que deveria tornar mais conhecidos estes trabalhos maravilhosos. E nasceu a Gráfica". Mas esta revista é totalmente feita em Curitiba? "É". 

A periodicidade que Miran consegue com a Gráfica - sem favor, a mais sofisticada publicação da imprensa brasileira e que se ombreia a poucas revistas congêneres no mundo - veio provar não só o talento de Miran, mas o alto nível de nossa indústria gráfica. A mesma timidez de quando chegou a Curitiba, há mais de 30 anos, e o esmero de um ourives na elaboração de cada peça. Este é o Miran, um artista de cabeça inventiva.

Cartum " Descontente Com a Padronagem?" de Miran Descontente Com a Padronagem? Cartum " A letra 'A' do Tango" de Miran A Letra "A" de Tango Cartum " Chove, Chuva" de Miran Chove, Chuva Cartum " O retrato do meu gato!" de Miran O retrato do meu gato!





Fonte: www.millarch.org e www.behance.net. Todas as informações nela contida são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta página via e-mail: